SEJA CRIATIVO
13 de janeiro de 2011 O que você e o físico alemão Albert Einstein podem ter em comum? A criatividade.
Ao contrário do que muitos pensam, todos nascemos criativos. Entretanto, poucas
são as pessoas que desenvolvem a capacidade de inventar coisas novas e dessas,
uma pequena parcela luta para implementar as suas idéias.
Acreditamos que desenvolver a criatividade requer autoconhecimento, paciência,
persistência, técnica e motivação. Veja algumas sugestões recomendados por
especialistas. Faça as adaptações necessárias e coloque em prática:
1) Exercite o seu cérebro, leia, faça palavras cruzadas, assista a filmes, relaxe,
ouça músicas, toque instrumentos musicais. Saiba que há um tesouro em sua
cabeça, uma mina de ouro entre as suas orelhas.
2) Sempre que possível escreva idéias sobre estes e outros assuntos:
– como eu posso ajudar outras pessoas a serem mais felizes?
– como eu posso ajudar a minha empresa?
– como eu posso ser mais feliz?
– como eu posso fazer meu trabalho melhor?
– como eu posso dar mais amor para os meus amigos e familiares?
3) Aprimore a sua percepção. Veja as fotos e os fatos que estão de forma “normal” e os que estão de maneira diferente. Algumas idéias e soluções podem estar bem na frente dos nossos olhos e não conseguimos enxergá-las.
4) Faça anotações, tenha sempre em mãos papel, caneta e lápis. Caso possível, compre um micro-gravador. Pesquisas afirmam que tendemos a esquecer mais de 80% do que julgamos lembrar.
5) Armazene idéias, classifique por assunto e coloque em envelopes específicos. Idéias para conquistar um novo emprego, para aumentar sua eficiência no trabalho, para melhorar o relacionamento com o cônjuge, namorado, filhos, amigos. Para economizar o seu dinheiro e estudar pela internet ou através de aulas presenciais.
6) Observe tudo atentamente, como se fosse a última vez que você fosse ver. Use a curiosidade dos seus tempos de criança. Veja de frente para traz, de lado, de cima ou de baixo. Faça perguntas idiotas ou bobas e que outras pessoas não teriam coragem de fazê-las. Lembre-se das perguntas universais: O que? Por quê? Como? Onde? Quando?
7) Viver é relacionar com pessoas. Tudo que fizermos na vida somente terá sentido se for destinado a alguém. Desenvolva uma forte curiosidade sobre pessoas, coisas e lugares.
8)Ataque os seus problemas de maneira ordenada. Ao descobrir qual é o problema, você já encontrou metade da solução. Se você definir erroneamente o problema, as soluções serão ineficazes.
9) Descubra novas fontes de idéias através de novas amizades, de novos livros, de assuntos diversos. Use todos os meios de comunicação que você puder – rádio, televisão, internet, revista, jornal, mesa de bar e eventos sociais.
10) Tenha atitudes positivas e otimistas. A autoconfiança estimula as nossas ações e o poder criativo. Você já ouviu falar sobre cognição? É a maneira como enxergamos as coisas ao nosso redor. É como vemos o mundo. Dê mais importância aos fatos bons e agradáveis e menos às mazelas da nossa sociedade.
11) Escolha um lugar para pensar alguns minutos por dia. Algumas pessoas preferem o quarto, outras o banheiro, quando estão caminhando, fazendo amor, ouvindo música, na internet, dançando, cozinhando, dirigindo. E você, quais os seus locais preferidos?
12) Compreenda primeiro, depois julgue. Abaixo o preconceito. Ele deixa triste a nossa alma e bloqueia a criatividade.
Assim, procure aprimorar a criatividade que existe dentro de você. Às vezes possuímos qualidades que nem mesmo imaginamos. Descubra e redescubra as que já nasceram com você e as que podem ser adquiridas.
LEIA MUITO, LEIA TUDO.
Elton, legal a sua mensagem, sou do blog do representante.
ResponderExcluirObrigado